terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mesa suja sob a toalha limpa

- É seu Eduardo !Como mesa suja em baixo da toalha limpa .

-???? ( eu fiz  cara de paisagem) .

Foi assim  que meu parceiro de trabalho definiu as pessoas que não prestam atenção aos números de seu negócio até que o dinheiro começa a faltar .

- Movimento bom esconde muita coisa . O cara fica feliz pois sobra um dinheiro no fim do mês e nem se preocupa em saber o que está acontecendo . Até que um dia não sobra mais . Aí vem essa correria . Nosso trabalho é criar um novo  hãbito , mudar um jeito de fnncionar .Fazer consultoria , instalar sistema é assim .

Em sua simplicidade sofisticada meu colaborador disse tudo que eu demoro horas e dou milhões de voltas para explicar para um cliente .

_ Demorôo - pensei .

Nós consultores normalmente somos chamados quando a situação está preta . Durante muito tempo o empresário não cuidou de seus controles e de apurar seus custos , não imprimiu um sistema de méritos e não se preocupou em  treinar sua equipe,  nem em valorizar o colaborador .

Um dia ele descobre que seu negócio está no vermelho .

Empina uns papagaios , mas continua levando a vida . Não muda seus padrões pessoais e acredita que a situação é passageira e vai melhorar .

Às vezes melhora , mas nem sempre .

Normalmente somos chamados neste nem sempre .

Adianta ?

Acredito no que eu faço , mas tem dias que saio desanimado .  Parece que trabalhamos contra o cliente ,  Somos chatos , cobramos atitudes . Elas nem sempre vem . Ficamos desanimados , não vemos o resultado aparecer .

Em outros casos o esforço é recompensado e o ciente começa a prestar a tenção na sujeira  em baixo da toalha . Ouve o que você diz , e o que você diz traz resultados . Você percebe a melhora nos mínimos detalhes e um dia pronto . Hábitos novos .

Qual a mágica ? Não sei . às vezes funciona Às vezes não . Como qualquer tratamento .

Importante é que funcione mais vezes do que fracasse .

Vou fazer minhas  médias . Um dia eu conto .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário