terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Magret

Já faz alguns anos .....

O cliente sentou. Cumpriu-se o ritual do atendimento . Boas vindas , couvert ,  bebidas e cardápio .

O garçon aproximou-se para tirar o pedido .As  explicações precisas , tinha decorado o cardápio , que já não mudávamos a algum tempo .Firme , seguro , conseguiu direcionar o cliente para um dos nossos  favoritos : Magret de pato com molho de jabuticabas .Explicou ao cliente que Magret era  pato , e servíamos grelhado ,  levemente mau passado e fatiado . O molho untuoso e  levemente ácido era um excelente contraponto para a carne adocicada . O cliente quase rispidamente  respondeu que sabia que magret era pato , mas que preferia a carne  passada .

O garçom tentou em vão argumentar ao contrário .

Em seguida  escolheu o vinho . Um shiraz australiano , vinho  bom  de corpo , potente , mas de preço salgado . Talvez para mostrar que podia e enquadrar o garçon .
O restaurante ( ainda era nosso pequeno bistrô )  e estava lotado . O serviço seguiu seu passo normal .
Até que chegaram os pratos .

De repente notei a agitação na mesa do canto . Era o cliente do pato . Estava vermelho , quase enfurecido ,  reclamava do prato dizendo que não era o que tinha pedido . O garçon mostrando-se solicito , disse que aquele era o prato que ele tinha pedido .
O cliente cada vez mais nervoso começou a falar mais alto , dizendo que de jeito algum aquilo não era pato .
O cliente insistiu e elevou mais o tom de voz :
- Onde já se viu carne de pato vermelha ? Pato é ave , carne branca !

Fui buscar uma peça do peito coberto pela capa de gordura na cozinha , para msotrar pela  etiqueta  que aquilo era o magret ,  o peito do pato engordado para tirar o foie gras .

.... e o cliente a ser confrontado coma peça de carne vermelha coberta pela gordura falou :

- Está vendo,  isso é uma picanha ! Eu disse !

Acabei oferecendo minhas desculpas e sugerindo que trocasse de prato . Ele rapidamente trocou por um medalhão ao molho mostarda . Bem passado ,  é claro .

 ..... E coisas assim ainda acontecem com certa frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário