sexta-feira, 30 de abril de 2021

Redesenhando o restaurante na era pós pandemia


Em um primeiro momento da pandemia os gestores de restaurantes foram capazes de redefinir sua operação rapidamente. Em parte, porque o atendimento presencial estava proibido em um primeiro momento e os empreendedores tiveram que rapidamente restabelecer seu faturamento.  De uma hora para outra fortaleceram ou iniciaram suas atividades de delivery e take-Away.  No desenrolar de 2020, tivemos idas e voltas de fases do plano São Paulo, muitos retomaram suas atividades de atendimento presencial, mesmo com horários e capacidade de atendimento reduzidos .

Neste momento pouco foi feito para se adaptar as infraestruturas de produção e distribuição, os softwares, áreas de recebimento e infraestrutura para colaboradores.

A realidade no mundo pós pandêmico será outra. Acreditamos que aqueles que não perceberem que a experiência de consumo de alimentação fora de casa e no próprio lar mudo radicalmente terão poucas chances de sucesso. 

Empreendedores terão que se adaptar e estruturar novos serviços e canais de atendimento. Pois o cliente  vai demandar atendimento no próprio restaurante, no seu esquema de trabalho hibrido ou em casa .

Acreditamos também  que uma grande revolução no desenho dos restaurantes deve consolidar um novo modelo de se produzir e distribuir alimento para consumo no próprio local, fora de casa ou no conforto do lar .

As cozinhas deverão obedecer outras demandas, as áreas de distribuição e acesso deverão pensar os take-Away e os deliveries e mesmo a experiência do cliente no restaurante deverá ter menos ponto se contato entre os atendentes e o próprio cliente,  abrindo espaço para esquemas  de pouco contato , mais tecnológicos.

Da mesma maneira, o desenho das nossas ferramentas de gestão deverá obedecer novas lógicas. Com tantas frentes de atendimento será impossível analisar os desempenhos de restaurantes com demonstrativos de resultados que não consigam separar os diferentes canais de   venda e suas diferentes margens. Temos que redesenhar até a explosão dos deliveries e take-Away.

Enfim, repensar o desenho do restaurante não quer dizer simplesmente redesenhar a planta das cozinhas ou dos salões, implementar novos programas e interfaces que minimizem o contato entre cliente e consumidor ou redesenhar relatórios de gestão.

Repensar o desenho de um restaurante deverá ser   uma experiencia integrada que   repense a experiencia de todos os agentes que interagem com nossos restaurantes: fornecedores, provedores de serviço , provedores de  tecnologia ,  colaboradores e clientes .

Fica aqui o convite para realizarmos este exercício juntos, seja em aulas, monitorias ou projetos específicos de consultoria.  

 


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