sexta-feira, 30 de abril de 2021

Integração de sistemas na era do delivery e do e-commerce


Um dos maiores desafios dos gestores de bares e restaurantes catapultados ao delivery, ao e-commerce e às plataformas digitais tem sido   integrar a diversidade de sistemas usados na gestão das operações hoje em dia e produzir relatórios gerenciais financeiros consistentes e confiáveis.

Uma das questões que mais chama a atenção é a resistência das empresas que fornecem programas de gestão integrada de bares e restaurantes de investir no desenvolvimento de APis e programas de integração que possibilitem a troca de dados de maneira fácil, segura e confiável entre as aplicações.

As planilhas e relatórios das empresas de delivery não são para principiantes. Complexas, usando uma maneira de consolidar dados que em nada facilita a conciliação com os sistemas de gestão são mais um desafio a vencer.

As duas maiores plataformas de delivery do Brasil prometem uma integração redonda com uma série de programas de gestão   de vendas, mas não entregam uma ferramenta sem problemas e sem bugs.

No e-commerce a integração de cadastros, emissão de notas fiscais DANFE ou NFC-e e a colocação de pedidos ainda carece de sistemas auxiliares e a integração destas informações nos sistemas de gestão integrada está sendo realizadas na mão.

Grandes programas de ERP também ainda não conseguiram integrar de maneira fácil a conciliar as informações e produzir relatórios consistentes,

 Uma coisa é certa, selecionar as plataformas mais adiantadas, estreitar o relacionamento com as plataformas de delivery e e-commerce e investir em integração de sistemas é um caminho que precisa ser trilhado por todos os empresários e empresas que fazem parte desta nova rede de fornecimento de alimento pronto a ser consumido no lar ou fora dele.

O food service, agora erroneamente chamado de alimentação fora do lar, uma vez que grande parte da demanda tem sido entregue em nossas portas, vai precisar ser rebatizado.

Durante o ano de 2021 adquirimos expertise na implantação de deliveries, lojas digitais e sistemas que possibilitam[ES1]  operações low-touch e estamos aqui prontos para ajudá-lo a melhorar sua operação   uma vez que este novo formato de restaurante veio para ficar mesmo após um alívio na pandemia que aguardamos ansiosamente.

Eduardo Scott é consultor do mercado de food service  Graduado pela FGV, especializado em gestão de alimentos e bebidas pela escola de hotelaria de Cornell e mestre em comunicações pela Cásper Líbero -e sócio fundador da Eduardo Scott consultoria com mais de 30 anos de atuação no seto e professor  em diversos cursos de pós graduação de gestão em akimentos e bebidas

 [ES1]

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